Pessoal – “Ode à Gema Ensopada”

Já é bem comum comentar que o Rio de Janeiro é a cidade do momento, ao redor do globo, e é inegável sua beleza, seu “jeitão” e seu povo. Povo esse, carioca, que tem tido certos desgostos ultimamente. Pois é, a cidade maravilhosa anda deixando a desejar. Culpa de prefeito? Falta de atitude? Talvez sim, talvez não, mas é certo que não há um morador do Rio de Janeiro que não reclame do atual estado da cidade onde vive.

Tentarei explicar-me com certa cautela, pois não estou sendo “cariocêntrico”, deixando de lado outros lugares onde provavelmente acontece o mesmo – ou até pior. Entenda, o Rio de Janeiro teve tudo para merecer o 2016, mas tem muito para trabalhar até lá. Comecemos pela constante falta de luz em diversos bairros como Ipanema, Copacabana, Maracanã, Laranjeiras, Jardim Botânico, Zona Oeste, etc. Depois do apagão estadual, virou moda as lâmpadas falharem após 3, 5 minutos de chuva. Nas proximidades de onde moro, por exemplo, a falta de luz no mês de dezembro foram quase três vezes seguidas,  deixando idosos, doentes, crianças e outros, na mão. Essa mesma chuva veio bem forte desde o meio de 2009 até o ano atual e tem piorado cada vez mais.

O fato é que ninguém é culpado pela chuva, e também, que a Cidade Maravilhosa não sabe lidar com a chuva. Certa vez ouvi que o “Rio de Janeiro não funciona com chuva na mesma proporção que São Paulo não compreende altas temperaturas”. Claramente, palavras de um sábio qualquer. Porém, bem verdadeiras porque não há como reagirmos ao estado climático atual, que é uma montanha russa desenfreada.

Com todo burburinho ambiental, à la save the world – com direito a debate falho em Copenhague – a preocupação com o rumo desse descontrole temporal é diária. Para nós, cariocas da gema, isso se reafirma quando passamos parte do dia e tarde num sol escaldante, seja no Centro da cidade, Bangu, Méier, São Gonçalo ou Quintino, e lidamos com a chuva torrencial pela noite. Trocamos o hábito do banho de mar e enfrentamos os “caldos” das chuvas que nos deixam ensopados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s