Mash-Ups – Criatividade no YouTube

Engatado por milhões de usuários, o YouTube reúne uma abundância incrível de conteúdo – dos mais mundanos aos mais ricos de intelecto. Há espaço para todo tipo de vídeo e alguns usuários do site fazem um uso criativo e que até pouco tempo era diferenciado: os Mash-Ups.

Um usuário “rouba” um vídeo de outro, ou simplesmente faz uma versão diferente daquele mesmo conteúdo upado no canal – geralmente, trabalhando som  com imagem, como uma mistura de DJ com edição de vídeo. O termo ficou popularizado – pelo menos, recentemente – quando a MTV, poucos anos atrás, lançou um programa de tevê focado na mixagem de vídeoclipes distintos e, então, muitos agências de publicidade viram um motivo para se trabalhar essa ferramenta, dando o controle ao internauta.

Com o lançamento do seriado americano “Glee”, o termo voltou devido às releituras, mash-ups musicais, que os atores/intérpretes faziam de músicas como “Imagine”, de John Lennon, por exemplo.

Fiz uma lista com alguns hits do YouTube, com seus devidos views, que se tornaram Mash-ups. A lista é breve, mas não é difícil achar vídeo que tenha esse mais novo “gênero”.

Os links para cada vídeo original e mash-up estão logo abaixo:

5# bad intruder

original / mash-up

4# gingers do have souls!!

original / mash-up

3# the double rainbow

original / mash-up

2# david after dentist

original / mash-up

1# charlie bit my finger – again!

original / mash-up

Deixe um comentário