3 grandes razões para você não ignorar empresas concorrentes em redes sociais

*Tradução livre de texto publicado pela consultora Mirna Bard

Pesquisa de Mercado

Monitorar o que seus concorrentes estão fazendo on-line vai ajudar você a descobrir seus pontos fortes e fracos, bem como identificar as oportunidades e ameaças. Que melhor maneira de descobrir o que eles fazem com excelência e no que eles têm buracos em sua estratégia de fazer amizade com eles nas redes sociais?

A pesquisa de mercado inclui também observar o que as pessoas dizem sobre sua competição. Isso irá ajudá-lo a descobrir onde, por quê e como o público interage com a concorrência, determinar quem são os influenciadores, e se há um segmento de mercado inexplorado ou ideia que você pode ir depois.

Monitorando o que acontece online também permite que você faça um benchmark ou determine quem é o melhor ou quem define o padrão da indústria. Se você não está olhando quem define o padrão em sua indústria e onde seus concorrentes estão, como você está indo para comparar-se contra eles.

Colaboração

Se você tomar a tomar tempo para conhecer sua linha de competição, você pode descobrir que eles não são concorrentes em tudo. Eles podem, realmente, complementar o seu negócio e ajudá-lo a crescer para novos níveis. Não há influência na colaboração e partilha de recursos com a concorrência – uma clara vitória para todos, o que lhe dá mais poder e pode ajudar você a reduzir custos e ganho de amigos.

A colaboração pode incluir a orientação, oportunidades de afiliados, referências, equipes de partilha, troca de ideias, e identificação de problemas ou desafios.

Retribuição

Se você permitir que a concorrência o acompanhe em sites de redes sociais e você mantém a mente aberta para compartilhar seu conhecimento com eles, eles irão retribuir de volta em muitas outras maneiras que você pode imaginar.

Ao olhar para formas de apoiar os seus concorrentes, você vai abrir muitas portas de oportunidade. Tenho colegas de mídia social que chegaram a mim nas redes sociais com dúvidas ou para obter a minha opinião sobre uma ideia. Em vez de rejeitá-los, eu tento ajudá-los da melhor maneira que puder, inclusive os indicando para um negócio, se eu sinto que não sou a pessoa certa para um certo prospect. Mesmo que eu não esperasse, a maioria dos colegas já devolveu o favor de muitas grandes maneiras. Eu também ganhei muitos amigos incríveis de mídia social no processo – o que é sempre um plus.

Portanto, independentemente de quantos concorrentes você tem, não olhe para eles como uma ameaça ao seu negócio. Cada empresa só oferece serviços únicos e sistemas que ninguém consegue replicar 100 por cento. Se você está confiante no valor que você oferece e sabe o que o distingue, a concorrência não deve mesmo ser uma preocupação.

Enorme Dica: Se você mencionar nomes dos concorrentes, marcas e nomes de produtos/serviços em seu site ou blog há uma chance de seu site ganhe alta visibilidade nos mecanismos de busca por estes nomes. Claro, há outros fatores para o ranking elevado nos resultados da pesquisa, mas esta é uma tática excelente, se você fizer isso direito. Você deve ser muito estrategista!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s